jusbrasil.com.br
8 de Abril de 2020

Coach: cite-me uma escola onde esta "profissão" esteja regulamentada pelo MEC

Quando penso em 'coach de vida' (só como exemplo) a primeira coisa que me vem à cabeça é: se você, que é o dono e senhor da sua vida, não sabe vivê-la, um Coach poderia ensinar?

Elane Souza DCJ Advocacia, Advogado
há 5 meses

Coach significa nada mais, nada menos que um treinador (em inglês), pessoas que antes da década de 1980 cuidavam apenas do treinamento de seus atletas; a partir de então, o mundo corporativo 'apossou' da palavra e transformou ela em uma forma infinita de ganhos!

Como já dissemos, antes de 1980 era só um treinador de atletas e/ou possíveis atletas; no entanto, após aquele ano, além do mundo corporativo, das grandes empresas, muitas outras finalidades surgiram - inclusive algumas ditas Escolas Internacionais de formação de Coach's - que até fornecem diploma e se dizem únicas e verdadeiras na formação desses "profissionais" (cada uma se diz única)!

Segundo um artigo publicado no El País Brasil, há algumas dessas escolas que sequer exigem formação média do futuro "profissional", quanto mais superior!

O que esses futuros "profissionais" fazem, FARIAM um Nutrólogo, Personal Trainer, um Modista ou Estilista; Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas, Psicoterapeutas, Economistas, Administradores, Contadores, Filósofos, etc (só depende do que, ou de QUEM, o contratante necessita).

Isso, sem falar que nos últimos tempos acrescentaram uma tal da P.N.L (Programação Neurolinguística), uma forma de embelezar, fazer UPGRADE no nome Coach (só no nome, mas nada tão significante em se tratando de resultado), apenas meditações, palavras positivas e uma tentativa de mudança interna do ser (cerebral, ou seja, cognitiva), somadas a algum entusiasmo para a vida sem graça que levamos! Assim, como clientes, ficamos "nas nuvens", achando que tudo é muito fácil, no final só acabamos com menos dinheiro no bolso!

Mas, depois disso, infelizmente nada muda porque ninguém arrasta ninguém pelos braços, ninguém nos força a sair da zona de conforto em que vivemos - mesmo que usassem uma arma seria difícil nos mover deste lugar 'gostoso' chamado "zona de conforto" - só mudaremos o dia que quisermos, e por nós mesmos ou porque foi impossível seguir na tal 'zona'! Então, para que gastar com ensinamentos que nós naturalmente já conhecemos, só ainda não saímos porque o conforto é maior que o desconforto de sair e lutar!

Agora, para intrigar um pouco mais, você gostaria de entender o que faz um 'Coach de vida'!?

Eu também - há tempos que venho tentando!

Costumo pensar sobre isso da seguinte forma: se você, que é o dono da própria vida, já é adulto e tem as faculdades mentais sanas, para que precisa de um COACH DE VIDA? Quando você mesmo não sabe viver adequadamente, se sua família e a escola foram incapazes de fazer você um cidadão de bem e 'apresentável' perante a sociedade (uma pessoa vencedora de obstáculos), o que um COACH de vida - alguém que talvez não tenha nenhuma formação superior (das citadas acima, por exemplo) poderia te ensinar?

Da sua vida, das suas lutas internas e fracassos externos, da sua angústia e ansiedade, só você, com ajuda de um profissional habilitado conseguirá "resolver" ou amenizar o prejuízo - e não será um Coach, a não ser que, ademais dessa denominação ele seja um Psicólogo, Psicoterapeuta e na 'pior' das hipóteses, talvez o que o eventual cliente necessita seja medicação e acompanhamento Psiquiátrico!

Todavia persigo na crença de que, para viver a própria vida, você é a melhor indicação!

Entretanto, sigo meditando: mesmo que esse tal Coach seja um expert em oratória e contextos de vida, se o Coachee* for uma pessoa deprimida, ansiosa ao extremo ou tiver alguma dificuldade de relacionamento ela deveria procurar um profissional da Psicologia, um Terapeuta ou até um Psiquiatra - não uma pessoa que simplesmente decidiu se denominar COACH DE VIDA a partir de um cursinho de 3 dias ou, tanto faz, seja 150 horas!

* Coachee*: pessoa que estuda a "técnica"

Essa conversa de Coach de vida ou de algo parece mais com a dos "apóstolos, pastores e bispos" que vendem um discurso, baseado em um livro escrito por homens iguais a ele, mas que jamais poderão comprovar o que afirmam (qual seja - uma vida após a morte, todavia com a condição de você pagar o dízimo que eles, insistentemente pedem e insinuam o inferno, para quem não pagar).

Assim, você que paga para um COACH de VIDA ensinar você a viver a própria vida, está caindo no mesmo conto!

Enquanto isso você segue pobretão, talvez até desempregado ou com alguém doente na família, mas por ser fiel (um crente de verdade) sente-se na obrigação de pagar o dízimo porque eles (os líderes religiosos) afirmaram para você que quem não paga rouba de Deus e não alcançará o paraíso (e você acredita)!

Não comprem milagres, tampouco vida melhor em outro lugar que pode não existir (o agora, o PRESENTE é um presente, e o único certo que temos).

Milagres, tampouco existem, nem mesmo dentro de um templo de qualquer culto você está livre de morrer - quando for destino desabar, ou incendiar-se em cima de centenas de fiéis (por causa de um raio ou cometa, supostamente "enviado pelo Deus que acreditamos"), todos dentro irão sucumbir, e ponto!

O bordel, ou a discoteca ao lado, se for para prosperar, ficará ilesa, sem uma 'CHAMUSCAdinha'!

OBSERVE:

Homem que escreveu alguns e-books sobre liderança e como salvar um casamento fracassado mata esposa - veja aqui. - isso porque não há tempo de citar os demais fracassados que escreveram "livros" de como se tornar líder!

Pensem nisso e cuidem da própria vida (o primeiro passo para se tornar um líder de sucesso é humildade perante os liderados; saber ouvir, aceitar ideias, críticas e elogios - criticar o colaborador em privado e elogiar diante todos); quanto ao resto o que posso dizer é: gaste o seu suado dinheiro e tempo com o que vale a pena. Palavras bonitas e incentivadoras de outros indivíduos, considerados 'profissionais' são caras; você mesmo, com muito esforço ou nem tanto, pode fazer da sua vida algo melhor sem precisar pagar nada a ninguém!

Hoje todos são coachs - desconfio que muitos se enquadrariam no famoso 171 do Código Penal - menos os que ensinam a partir de conhecimentos científicos prévios e aprovados pelo Ministério da Educação (ou de outro país); pessoas com formação superior em alguma área, como as que citamos no decorrer do texto; não é um simples curso de 3 ou 5 dias que te fará um especialista em Nutrição, Psicologia, yoga, beleza, saúde, Direito, educação infantil, etc.

Pensem nisso e sejam felizes!

Boa sorte!

Por Elane F. de Souza - Advogada, autora e Administradora dos seguintes Blogues:

Divulgando Direitos;

Diário de Conteúdo Jurídico;

Diário de Conteúdo Jurídico no facebook e

O canal DCJ no Youtube.

Rádio Cotidiano Diverso FM

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde. Realmente todo mundo agora é COACH. Quando nada der certo, vamos coaxar. continuar lendo

kkkkkk

Como disse a @aliceaquino... Coisa pra qdo o plano A dá errado. Minha opinião? São uns charlatões. Uns malandro veio que se deram mal, mas acharam um caminho para superar as perdas, "ensinando" o que eles mesmos não sabem fazer, afinal, já diz o ditado: "quem não sabe fazer, ensina". continuar lendo

Respeito seu texto, mas discordo integralmente do mesmo, é muito fácil julgar o desconhecido, sem saber as causas e os efeitos que esta profissão traz aos que procuram ajuda a um profissional Coach, graças a Deus, que todos estas sendo coach neste momento, pois assim quem sabe teremos um mundo melhor daqui a 5 ou 10 anos, pois o coach ajuda você a ser a sua melhor versão, a você sair da sua zona de conforto e conquistar realmente o que deseja.

Não se trata de uma profissão esquisita mas sim de uma profissão que traz benefícios imensuráveis a aquele que busca a ajuda do profissional e do auto-conhecimento.

Sou advogada e coach e não tenho vergonha de me apresentar como tal, pois o bem que faço a quem me procura não há dinheiro que pague, sendo que meu trabalho como coach na maioria das vezes não custo algum, faço por amor ao próximo.

Mostrar as pessoas o seu real valor e o quanto ela é capaz de realizar tudo que almeja, é grandioso e só quem faz e que sabe a intensidade da importância desta profissão no mundo de hoje.

Ah..e a titulo de conhecimento para quem escreve sobre coach, coachee é a quem aplicamos o coaching e não quem estuda.

Como disse inicialmente, respeito inteiramente seu artigo, pois esta é a sua verdade absoluta, mas antes de escrever sobre faça uma pesquisa de campo e não apenas em achismo. continuar lendo

Parabéns para vc que é Coach, mas só lamento por quem procura um COACH para que seja "aplicada" o coaching (a técnica nele);

NO ENTANTO, a maioria do texto é direcionado aos que estudam para ser Coach (ESCOLAS DE FORMAÇÃO do referido "profissional" - o título do texto diz quase tudo)...., tanto que quis sabem se há alguma escola reconhecida pelo MEC e lamentavelmente para vc que se diz profissional - NÃO HÁ!

Pesquisei antes de publicar isso, só queria saber se alguém saberia de alguma escola milagreira que exista aqui e seja reconhecida; fora do BR também não há; o que há são pessoas inteligentes demais, expert em oratória (fundam estabelecimentos que diz escola) e a partir daí passam àquele famoso artigo do código penal nos possíveis alunos (QUE ESTUDAM PARA SER COACH's).

Os que contratam só são uns coitados chamados de Coachee (ou seja, as vítimas). continuar lendo

E o MEC precisa regulamentar tudo?

Antes de existirem faculdades de Marketing, já existia o Marketing.

Antes de o MEC regulamentar a profissão de designer de moda, já havia profissionais no mundo da moda.

O brasileiro tem a péssima mania de querer um selo estatal dizendo o que está certo e o que está errado, eu hein... continuar lendo

Talvez, pensando desse modo vc tem até certa razão, apesar de 'parecer' brasileira; por outro lado, em alguns países, e citei em um comentário que isso, que chamam de profissão já está virando 'religião' - estilo Edir Macedo (Teologia da Prosperidade Coach). Tudo a ver!

Sobre o citado, o link encontra-se em um de meus comentários anteriores (uma grande reportagem sobre Coach estar se tornando religião)! continuar lendo

Posso emoldurar esse texto? kkk

Sabe o que parece? Que quando o plano A dá errado a saída é virar coach. Isso se tornou tão comum no mundo jurídico. Concordo da pessoa vender um curso dando aula na área que é especialista, agora dizer que vai ajudar a pessoa a faturar? Por favor...

Muitos advogados tem feito isso ultimamente, engraçado que alguns eu até admirava, mas quando comecei a conversar descobri que são apenas fachada e só se interessam com o lucro. continuar lendo

Boa tarde, tudo bem [email protected] ?
Hoje você e a Dra. @christinam me fizeram rir muito; as duas obrigada pelos comentários;

"Quando o plano A da errado a saída é virar Coach" (ótima e pior, ou melhor, já nem sei, que é uma frase bem verdadeira).
Abraço, sucesso para ti continuar lendo