jusbrasil.com.br
13 de Dezembro de 2018

Dicas para alavancar a carreira jurídica

Elane Souza DCJ Advocacia, Advogado
há 21 dias

Você sabe o que é um guru?

Segundo consta a palavra guru surgiu no antigo idioma sancrito da Índia e teria como sinônimo Professor, Guia Espiritual ou Mestre. No entanto, naquele tempo estava associado às religiões Budistas, o Hinduísmo e o Siquismo (fonte aqui).

Atualmente a palavra foi 'vulgarizada' e qualquer um que quiser, via internet, se denomina Guru, expert em ensinar (muitas vezes de graça, via artigo, via texto) as mais diversas atividades e profissões do cotidiano.

Veja alguns exemplos de Gurus do dia a dia!

"Dez (10) dicas para se transformar em um profissional de sucesso na Advocacia"!

Você acredita que essa pessoa tenha mesmo capacidade para te dar dicas de como fazer sucesso e ainda não te cobrar nada por isso? Acaso sabe se ela faz sucesso, se tem a vida ganha na área? Só você pode alavancar sua vida profissional; se ao invés de ficar lendo dicas disso ou daquilo, ou livros de auto-ajuda (que só ajuda quem escreveu) fosse dedicar tempo em trabalho e estudo, ganharia mais - disso estou segura e nem é uma dica!

"Cinco (5) dicas para ficar milionário em 5 anos"!

Essa pessoa seguramente já é milionária, pois ninguém em sã consciência daria dica para outros ficarem milionários e ele próprio estar na 'm......a"; mas quem acreditar em uma conversa assim não tem muito juízo e isso é desculpável! Entretanto, se quem está" dando "as tais dicas já for milionário, muito dificilmente elas serão de graça - tanto é assim que ele ficou milionário!

" Dicas para se transformar em um (a) influencer na internet "!

Os que não conseguirem 'passar batido', sem ler uma chamada desse tipo, é justamente uma das pessoas que transformou ela em uma influencer e, por mais que leia coisas assim, nunca que se transformará em uma - para isso tem que ter o dom da palavra e muito carisma (ou algum outro dom). Digo logo, se você se deixou" influenciar "(trocadilho) por título ou livro com tema parecido com esse, você será sempre um influenciado, jamais um infuencer! Não é pessimismo não gente, é fato - nem todos nascemos para Gisele Bundchen, Cristiano Ronaldo ou Pavarotti. Mesmo pessoas com menos fama, como Whinderson Nunes, Filipe Neto e Kefera tem os seus porquês de estar onde estão (fama é exceção - a regra é ser como eu e você).

Como diria Leandro Carnal," meu Guru preferido "(ele odeia que o chamem assim...rsrs): as pessoas tem que ter senso de realidade - nem tudo é para todo mundo; há atividades e profissões que se a pessoa lutar muito poderá conseguir chegar onde quer; no entanto, existem outras que, por mais que lutemos, por mais que nos esforcemos, não é para nós - acreditar em Gurus de auto-ajuda é uma tremenda perda de tempo, e frustração quase certa!

Conclusão: difícil entender o ser humano; parcela da população curte filme de tragédia, fim do mundo, terror e/ou violência; uns até preferem ver a realidade estampada nas TVs que, literalmente," jorram sangue "em horário de almoço ou jantar, mas quando é preciso falar a real, elas preferem se enganar com palavras bonitas e otimistas, do tipo: VOCÊ PODE, VOCÊ CONSEGUE! No entanto, lamentavelmente, a maioria das vezes não é possível chegar onde queremos só por meio delas; quando ouvir ou ler palavras como as descritas acima, experimente fazer uma auto-análise e que seja criteriosa - não tenha pena de você!

Por Elane Ferreira de souza (Advogada não atuante, Administradora dos Blogs Divulgando direitos e Diário de conteúdo Jurídico). Também estamos no facebook com a pg DCJ

Leia também:

https://diariodeconteudojuridico.jusbrasil.com.br/artigos/649105658/noticia-de-que-fio-dental-vira-d...

https://diariodeconteudojuridico.jusbrasil.com.br/artigos/648491618/perda-de-uma-chance-em-concurso-...

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Clássico.

Permita-me apenas um acréscimo e esclarecimento sobre o significado da palavra guru, embora muito bem explicado no texto.
Há "doutrinadores", que no caso não cabe discussão, segundo eles, contra a força não há resistência, entendem, que guru é a pessoa que orienta um indivíduo sobre o seu Eu e não sobre seus Objetivos.
Estes sanscras, shamans, etc, livros de doutrinas, orientavam o ser no seu intelecto, o preparava para lidar com as adversidades da vida, mas a busca do objetivo, tinha que partir do próprio indivíduo, ou seja, a escolha era segundo seus princípios.
Sendo assim, esclarecendo que não sou um guru, muito menos conhecedor do texto a altura, com a ilustre autora, no popular, guru é o cara que diz ao indivíduo, Faça Direito, ele pergunta, como? O Guru responde, por sua conta e risco.
Não importando o nome que se dê ao tal orientador, a verdade é simples, como diz Leandro Carnal, as pessoas tem que ter bom senso, posso até ser um bom jogador de futebol, mas não serei um Pelé, Neymar, Cristiano Ronaldo, etc, etc, serei sempre eu em busca do que for melhor pra mim, a receita que deu certo a um não dará certo a outro, serve de parâmetro.

Grande abraço querida. continuar lendo

Olá meu amigo...deu o ar da graça por aqui?
Que bom, fico feliz em saber que ainda tenho um amigo dentro desse mundo virtual que às vezes nos 'endeusa', outras nos massara e não raras nos ignoram, apenas porque não falamos o que é bonito e confortável de se ouvir!

Estamos na famosa bolha social (onde branco é branco e preto é preto - não há cinza); mais uma vez, citarei Leandro Carnal: "quem me elogia, me engrandece ou reconhece em mim um pouco de si - neste caso está apenas olhando para o espelho de Narciso"; o interessante seria se pudéssemos saber ouvir opiniões diferentes, respeitar e dialogar com elas - quem consegue fazer isso 'conhece a ti mesmo'; o espelho não refletira o Narciso, tampouco transformará a pessoa em pedra (vide mito da Medusa).

Um bom dia para ti - excelente final de semana, abraços amigo! continuar lendo